Descascador de Fio – A missão !!!

Bem, um dia a gente passa por essas coisas.  Mesmo tendo alguns alicates descascadores de fio e usa-los, me apareceu uma dor no cotovelo direito, e que, ficou muito claro que foi causada pelo golpe, mesmo fraco, de descascar dezenas de fios para usar no breadboard.  O golpe no cotovelo é fraco, mas na minha idade isso causa problemas de nervos, musculos, junta, sei lá.

Resolvi comprar o que sempre quiz, um alicate que descasque o fio sozinho, na verdade eu queria um elétrico, mas seria muita frescura.  Só busco aliviar a dor no cotovelo e não quero outra.
Procurei, mas infelizmente todos os bons alicates custam muuuito caro, coisa de mais de 150 dólares… ui, doeu o cotovelo e o bolso.
Encontrei na Harbor Freight um baratinho de $9.99, mas que, obviamente, não funciona.  Mas tem tudo para funcionar, mas o projeto é uma desgraça e ele funciona ao contrário, morde demais onde não precisa e corta o fio, apesar de ser intitulado “automático”.
Okay, é automático para fios de maior bitola, fios 16 para baixo, mas para fios 22 e 24, esquece, corta e descasca ao contrário, uma zorra.
Já estava com o alicate no carro para devolver na HF, quando me deu o estalo de descobrir o problema e acertar a mecânica dele, pois afinal de contas ele tem todas as partes de um alicate bom e caro, mas faltam algumas coisas, como por exemplo, o ajuste de espessura de fio, e um melhor sistema de segurar o fio a descascar.
Fiquei brincando com ele e analisando o funcionamento, por uns 10 minutos e entendi o que estava faltando, bem como a forma de resolver.
Tá bom, precisou fazer dois furos na furadeira de coluna, arrancar uma peça fora que não serve para nada, e inserir dois parafusos e adaptar uma molinha.  Pronto, agora tem regulagem de espessura de fio, não mais corta o fio e não arregaça tudo, descasca igualzinho à um profissional bem mais caro.
Subo a foto e as mudanças amanhã.
Abaixo o original da HF:
Então eu fiz um furo inclinado no dedido à direita e inseri um parafuso limitador de curso, assim eu ajusto no parafuso a folga que eu quero na lamina descascadora e isso evita cortar o fio.   Eu deveria ter feito o furo 1 a 2mm para a esquerda, usei uma porquinha para aumentar a área de contato, mas ficou bom, veja abaixo.  Note que o ajuste dessa folga no parafuso é unicamente feito para fios finos, AWG24 ou menor, portanto, até daria para fazer um ajuste bom e colar o parafuso o parafuso em definitivo com Locktite ou algo assim.
Removi a chapinha de pressão atrás, fiz um outro furo no dedão oposto, inseri um parafusinho (allen preto), e usando o próprio parafuso que segurava a chapinha removida, prendi a tal mola que força o fechamento dos dedos.  Veja:
A mola não pode ser muito forte, mas o suficiente para que o dedo esquerdo segure firme o fio a descascar.   Então agora o parafuso amarelo do outro lado, o que supostamente deveria ajustar a tensão da ferramenta, perdeu o uso, só não o removi porque o dia que precisar dele ou da mola ou do pino interno, sei onde estão.
A mola está meio torta porque inicialmente pensei que ela estaria um pouco dura demais, e dei uma esticadinha de leve, esticou de mais… torci um tiquinho para dar a tensão correta.  O alicate ficou funcionando bem, mas um dia eu ainda vou mudar aqueles dentes do dedo esquerdo que seguram o fio, aquilo machuca a capa do fio, são muito afiados.
Wagner

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *