AVRibe, o protótipo fácil.

Olha só, eu faço muito teste em breadboard, desse tipo abaixo, barra simples, dupla, tripla, o que precisar.  Já fiz muita coisa nesses boards, digital, analógica, e principalmente com microcontroladores.

Mas sempre que uso um microcontrolador, comumente um AVR (Atmel) tipo At90S2313 ou AtMega8, ou AtMega48 ou AtMega88, é um tal de espeta o chip e liga todos os fios e conector enjambrado para fazer a conexão com a gravação ISP, antes de qualquer outra coisa.  Precisava algo mais prático.
Então resolvi fazer uma plaquinha “esperta” de desenvolvimento, que dou o nome de “AVRibe” (averibe) que contenha todo o necessário para o AVR rodar mesmo sem o uso do breadboard, e a idéia é espetar a “AVRibe” no breadboard só mesmo para ter os pinos de I/O e tensões ali disponíveis.
Ficou muito bom e recomendo algo assim para todos.
No do At90S2313 até instalei um segundo jumper de seleção de 5V e 3V, e para gerar os 3V soldei ao AVRibe uma bateria CR123A de 3V e que dura uma eternidade.   Eu quase não uso 3V, mas os displays de Celular da Nokia, tipo 3310, e alguns outros chips, como memória serial, etc, usam 3V e é um saco, então preparei o AVRibe do 2313 para tal.
Na plaquinha tem o soquete para o microcontrolador, cristal, regulador de 5V (7805), jumper de power, referência de 2.5V, LEDs indicativos e conector macho para o jack de uma simples fontezinha 9V 500mA.  Claro que não podia faltar os 6 pinos do conector ISP para conectar o gravador USBASP.
No AVRibe abaixo, com o AtMega8, a construção foi a mesma do At90S2313, porém sem a bateria de 3V, mas contendo jack de power, regulador 7805, uma referência de 2.5V (LM385-2V5), botão de reset e jumper de power (servindo como switch), capacitores, bobininha de filtro para o AVCC, etc.  Note que eu uso barrinha de pinos na parte de baixo, para espetar no breadboard, e uso dois pinos a mais, um de cada lado, para também levar o 2.5V de referência e o segundo para reforçar o terra, e obviamente 6 pinos para o ISP de gravação via USBASP.
Com certeza absoluta eu deveria ter feito isso há muito tempo atrás.
Ah sim, essa coisa branca enrolada nos fios coloridos, é a própria capa do cabinho de onde os fios foram retirados, que foi cortada helicoidalmente com uma tesolurinha, como descascar uma laranja… fica bom para juntar os fios, não fica?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *