AVR Testador de Componentes

 

posted by Wagner Lipnharski @ 6:29pmFriday 8 March 2013.

Recentemente na Alemanha um colega desenvolveu um testador de transistores, usando um AtMega8 e seis resistores.  Ele media o ganho e polarização e indicava num LCD.  Semanas foram passando e ele percebeu que poderia também medir resistores, diodos, tensões, e inclusive capacitores.

A coisa cresceu e chamou a atenção de muita gente boa em software e hardware.  Foi criado um thread no forum alemão, e muita gente palpitou e a coisa evoluiu.  Como foi feito na modalidade “open source”, alguns outros colegas aproveitaram e fizeram as suas próprias alterações e implementações.  Surgindo então algumas diferentes versões na net.

Como não poderia deixar de ser, os chineses copiaram a idéia, produziram PCBs montados e os vendem no eBay por valor em torno de $15, o que no fundo é bom e barato.
Abaixo, fotos copiadas do eBay e da net, só para fins ilustrativos, o usuário montou a plaquinha do testador embaixo do LCD, e pode-se ver o teste do resistor de 10 ohms, ligado aos pinos 3 e 1 do conector de teste.
Acima e abaixo, a plaquinha visível, onde dá para ver todos os componentes usados, incluindo transistores que fazer o power on e auto power off após um certo de tempo de inatividade.  Esses componentes de controle de power podem ser eliminados, desde que se use uma chavinha on/off para desconectar a bateria de 9V.
O diagrama desse testador é bem simples, veja a imagem abaixo e o link para o arquivo PDF do diagrama expandido.  Veja que o lado esquerdo contém os transistores e componentes da seção de power on/off que podem ser eliminadas, coisa que explicarei mais a frente.

 

Clique aqui para diagrama expandido.

 

Esse final de semana continuo esse blog, postando versão de software mais moderna com mais funções, e mudanças no circuito, a permitir melhores e mais poderosas funções.  Aguarde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *