Protótipo da máquina UST FC-1.

Vista Lateral da máquina: 
3 metros de comprimento por 1.80 de altura.
Vista próxima do lado esquerdo (início da máquina)

Click nas fotos para ve-las ampliadas
(15-30k bytes por foto)


Vista próxima do lado esquerdo (final da máquina)
Observe os tubos de alumínio.  Ao desmontar para transporte os quadros dos extremos ficam inteiros (montados), tambem os dois trilhos de cima que forma um quadro tambem (falta montar as pequenas uniões entre os trilhos de cima para dar o formato de quadro).
Transporta-se os dois quadros extremos, o quadro superior e o trilho de apôio do isopor em baixo em uma embalagem, o carro inteiro vai em outra.

O isopor fica apoiado na barra comprida na parte de baixo da máquina.  Os prendedores do isopor ainda não foram montados, usando fita adesiva ainda :)

 Observe que o carro é montado em cima dos trilhos superiores, e desce por dentro destes, mas o seu quadro passa por baixo do trilho montado na base da máquina.  O isopor fica apoiado neste trilho em baixo e os braços do carro andam por volta do isopor na sua extensão. 
Vista dos braços do carro com os deslizadores
em côr branca.

Os deslizadores deslocam-se de extremo a extremo dos braços através do movimento dos eixos sem fim.

Existe um eixo sem fim em cada braço.  No topo do carro existe uma correia que une os dois eixos ao stepper motor no centro do carro (foto logo mais).

Vista expandida mostrando o fio térmico cortando o isopor.  

Aquí nas fotos o fio térmico foi pintado de vermelho, porque é muito fino e fica praticamente invisível. 

Uma mola de cada lado do fio para mante-lo esticado.  O fio é facilmente removível ao desprender a mola do parafuso. 

Troca-se o fio em 3 segundos.  

O fio é fornecido com a molas presas aos seus extremos.
 
 

Vista superior do carro.  Circuito eletrônico protótipo. Correia de movimento dos eixos sem fim veio maior que o pedido, exigiu dois esticadores...


Imagem superior do carro, pode-se ver as rodas de patins, que proporcionam um movimento silencioso e sem trepidação.  Cada roda possui dois rolamentos de alto impacto.  

Existem quatro rodas amarelas montadas na vertical para apoio do carro em cima dos trilhos e quatro rodas pretas montadas na horizontal (embaixo do carro, por dentro dos trilhos) para manter o carro alinhado.


Pode-se ver a polia grande é conectada diretamente no eixo do stepper motor (segunda foto) que fica em baixo da base do carro.  A correia transmite movimento para as duas polias diretamente acopladas nos eixos sem fim.
Existe uma "amplificação" de movimento de 1 x 2, motor anda uma volta, eixos sem fim andas duas.  Este mecanismo é o de movimento vertical dos deslizadores.

Movimento horizontal é feito pelo stepper motor que gira a polia branca na foto 2 montada no eixo horizontal que vai para as borrachas pretas que tocam as rodas amarelas.

A transferência de tração é feita por "direct drive", fricção direta entre um tubo de borracha e a roda de patins, esta transfere a energia ao trilho e o carro move.  Usa-se um sistema de redução entre o motor e o eixo de fricção, o que proporciona uma redução final no trilho de 1.6.   O stepper motor possui 200 pulsos por rotação, e são necessários 321 pulsos para andar uma polegada, então essa é a resolução da máquina, 321ppi.


Pode-se ver o carro totalmente por baixo.  A tração nos trilhos é feita nas quatro rodas para evitar deslizamentos e erros de elasticidade das rodas amarelas quando andando para frente e para tras.  Observe a correia dentada do lado esquerdo levando movimento para o eixo do outro lado (no fundo). Pode-se tambem ver os eixos sem fim descendo nos braços do carro.
A tela do programa de corte mostra a imagem a ser cortada em cor azul claro e uma matriz vermelha que significa as coordenadas em polegadas para orientação do operador.  Informação sobre o tamanho necessário de isopor é mostrada tambem na tela.
Conforme a máquina vai cortando o isopor, o segmento equivalente troca de cor na tela de azul claro para amarelo, e um indicador em baixo mostra o número do vetor sendo cortado e as suas coordenadas X Y.
 
A palavra "Brasil" foi cortada, levantada um pouquinho e colada com silicone por baixo, ela fica saliente e pode ser pintada de outra cor.